RSS Feed

EGITO ANTIGO

Posted by HISTÓRIA.COM


EGITO ANTIGO


A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).


Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.





A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.



A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.



A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).




A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.



Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).



A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.


No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.

9 comentários:

  1. Unknown

    muito legal os alunos aprenderem pela net eu acrendie muito.bjs

  1. wynarynha

    Henrique e Wynara 6 ano A
    A civilizaçao antiga desenvolveu-se no nordeste africana (no rio nilo)entre 3200 anos a.c.e32 a.c.no domineo romano. a regiao tinha um deserto chamado:
    (saara).O rio Nilo ganhou uma grande importancia para os povos egipcios usavam o rio como transporte de barcos,as aguas do rio eram usadas para irrigar as plantas,beber agua,tomar banho e pescar.
    A escrita egipcia tambem foi importante para os povos egipcios porque permitiam comonicaçao e controle de impostos . Eexistiam 2 formas de escrita:
    A escrita demotica e a escrita hieroglifica.Dentro das piramedes as paredes eram cheias de desenhos da vida do farao.

  1. MM R. Pereira

    Mordecai 6º ano A

    A escrita hieróglifica devia ser muito difícil de fazer,são tantos desenhos cada um com seu significado não sei como quem os escrevia não ficava confuso.E tinha a escrita demótica que era usasda no cotidiano e tudo.Nossa,esse pessoal era mesmo incrível,sabiam ciências matemática medicina,são tantas coisas,eles deviam ser muito espertos...ou estudavam de mais!

  1. Unknown

    Professora Elizabete, eu sempre aprendo mais com você ensinando mais sobre o tema. Gostei de estudar coisas importantes sobre o egito, porque sempre aprendo uma coisa nova.Seja sempre assim uma professora dedicada a hitoria e maravilhosa por ensinar coisas maravilhosas

    Carla Suyanne 6ºano b

  1. MM R. Pereira

    Professora Elizabeth, quero um 10!Porque estudei tudo isso e muito mais.

    Mordecai 6º ano 'A'

  1. Flávia

    Parabéns, seu blog é maravilhos, conteúdos de fácil entendimento, pude orintar minha filha no trab. sobre o Egito.
    Muito obrigada.

  1. Cicero Miguel

    Sou um admirador da história do Egito. Saber que essa civilização foi uma das maiores contribuidoras para a formação da civilização ocidental, nos reporta principalmente sobre o desenvolmento das ciências com observação no grande Nilo.

  1. José Helio
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. José Helio

    Egito terra de todos, onde estivermos, estarás vivendo essa cultura espansionista e chamada berço da civilização cultural. Os egípcios eram mesmo terraquios?

Postar um comentário